• FREIO DE OURO CONSAGRA FÊMEA CAPANEGRA QUINTA SINFONIA, DE DOM PEDRITO

    Um grande público prestigiou a final da trigésima sexta edição do Freio de Ouro ocorrida neste domingo, dia 27 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas circularam pelo complexo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A solenidade de abertura das últimas provas que definiram os vencedores contou com um desfile comemorativo aos 85 anos da entidade que fez um resgate histórico da trajetória do prêmio, exaltando a presença da raça no Estado e no Brasil.

    Quadros que conduziu a fêmea vencedora justificou a sua vitória como uma consequência do trabalho em equipe e das cabanhas. “É a primeira a vez que participo da premiação e atribuo o meu desempenho ao trabalho intenso de todos”, destacou. 

    Nas fêmeas, a vencedora do Freio de Ouro foi a Capanegra Quinta Sinfonia, da Cabanha Capanegra, de Dom Pedrito (RS), e da Cabanha Gameleira, de Goiânia (GO), guiada pelo ginete Eduardo Weber de Quadros, com média de 22.033. Para Fernando Dornelles Pons, um dos expositores da vencedora, a parceria entre as cabanhas está consagrada com esta vitória, que também é resultado do treinamento que a égua recebeu em Carazinho(RS). “Estamos satisfeitos, pois o público tomou a Capanegra como a grande favorita, simpatizou com ela, que deu o seu recado durante as provas”, afirmou. 

    O Freio de Bronze na categoria ficou com BT Basteira, dos criadores Marcelo e Maria da Glória Tellechea Cairoli, do Condomínio Flavio Bastos Tellechea e Reconquista Agropecuária, de Alegrete, montada pelo ginete Daniel Waihrich Marim Teixeira. Para Uruguaiana veio o Freio de Alpaca, com Carlota de São Pedro, da Cabanha GAP São Pedro, de Eduardo Macedo Linhares, montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silva.

     
    MACHOS
    Já nos machos o título foi para PN Cambiasso, da Cabanha Positivo, de Portão (RS), montado pelo ginete Adriano Comunelo, com média de 20.812. O expositor Jonas Leopoldino de Souza conquistou o primeiro título da Cabanha que tem 15 anos de trabalho. Afirmou que é um orgulho receber o prêmio máximo de uma disputa importante para a raça. Em 2016, PN Cambiasso ficou em quarto lugar e, este ano, o cavalo que completa 10 anos tornou-se vencedor. “A gente costuma dizer que PN Cambiasso é domingueiro: quando chega no domingo ele faz diferente”, completou. 
    Com 32 anos de idade, Comunelo disse que realizou um dos maiores sonhos de sua vida, construído em 20 anos de trabalho. “Isso tem que ficar de lição, pois temos que acreditar que o impossível pode se tornar realidade”, destacou. 
    La Castellana Esplendor, das Cabanhas Iguariaçá, Descanso e Fama, de São Borja, conquistou o Freio de Prata para o criador Marcelo Amaral Moraes e expositor Jean Carlo Santos Mendes, montado pelo ginete Cláudio dos Santos Fagundes. 
    De acordo com o presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, inovações como as comissões de ginetes e de bem estar animal são importantes para a raça, criadores e produtores. Explicou que as novidades vieram solidificar o trabalho e a seleção de uma raça, como os prêmios de Alpaca e Craque Funcional. “Esta edição ficou acima da expectativa da direção, tanto em público quanto em inovações. Tínhamos certeza de que este Freio de Ouro seria competitivo, com quatro ginetes novos na final, inclusive com vitória para um deles nas fêmeas”, complementou. O ginete destaque do ano foi para Fábio Teixeira da Silva. A partir desta edição do Freio de Ouro a ABCCC instituiu também o prêmio Craque Funcional, que na categoria fêmea ficou com a Capanegra Quinta Sinfonia, e na categoria macho, o título foi para PN Cambiasso. 


    Confira o resultado 


    FÊMEAS Freio de Ouro CAPANEGRA QUINTA SINFONIA Criador: FERNANDO DORNELLES PONS Expositor: FERNANDO DORNELLES PONS E VICTOR BARBOSA PENNER Estabelecimento: CABANHA CAPANEGRA E CABANHA GAMELEIRA, DOM PEDRITO/RS E GOIÂNIA/GO Ginete: EDUARDO WEBER DE QUADROS Média: 22.033 Freio de Prata JEITOSA DO MANO A MANO Criador: PAULO RONEI REALI E THIAGO MERCK REALI Expositor: PAULO RONEI REALI E THIAGO MERCK REALI Estabelecimento: CABANHA CARPE DIEM, FAZENDA VILA NOVA/RS Ginete: DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA Média: 20.822 Freio de Bronze BT BASTEIRA Criador: CONDOMÍNIO FLAVIO BASTOS TELLECHEA Expositor: MARCELO E MARIA DA GLÓRIA TELLECHEA CAIROLI Estabelecimento: RECONQUISTA AGROPECUÁRIA LTDA, ALEGRETE/RS Ginete: DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA Média: 20.724 Freio de Alpaca CARLOTA DE SÃO PEDRO
    Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES Estabelecimento: CABANHA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA/RS Ginete: FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA Média: 20.547 
    MACHOS Freio de Ouro PN CAMBIASSO
    Criador: PAULINO AVILA COSTA NETO Expositor: JONAS LEOPOLDINO DE SOUZA Estabelecimento: CABANHA POSITIVO, PORTÃO/RS Ginete: ADRIANO COMUNELO Média: 20.812 Freio de Prata LA CASTELLANA ESPLENDOR Criador: MARCELO AMARAL MORAES Expositor: JEAN CARLO SANTOS MENDES Estabelecimento: CABANHAS IGUARIAÇÁ, DESCANSO E FAMA, SÃO BORJA/RS Ginete: CLÁUDIO DOS SANTOS FAGUNDES Média: 20.804 Freio de Bronze PEÑAROL DA BOA VISTA Criador: FAZENDA BOA VISTA Expositor: FÁBIO MURICY CAMARGO Estabelecimento: CABANHA BOA VISTA, VACARIA/RS Ginete: FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA Média: 20.509 Freio de Alpaca FARANDOLA DA MANGUEIRA VELHA Criador: LEANDRO LUÍS VIEIRA Expositor: BERTILO SCHLICKMANN Estabelecimento: CABANHA CINCO ESTRELAS, BRAÇO DO NORTE/SC Ginete: FAGNER CRESCENCIO ESPINDOLA Média: 20.460




  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário