• Manual de bioacústica permite avaliar o comportamento dos bovinos

    O Brasil Rural desta sexta-feira (20) conversou com o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ex-pesquisador da Embrapa Rondônia, Eduardo Schmitt, sobre o estudo da bioacústica nos bovinos em pastejo. Com base nos experimentos foi possível criar um manual prático com todos os procedimentos de coleta e análise de dados para o uso da metodologia. 
    Em entrevista ao programa, ele explica o que é a bioacústica:
    A ideia é avaliar o comportamento alimentar dos animais. Então a gente avalia o som emitidos por esses animais enquanto estão pastoreando e com isso identificarmos, por exemplo, a saúde dos animais. São sons mais sutis, em cada bocado que ele dá vai emitir um som. Hoje nós temos algumas tecnologias patenteadas no mercado que utilizam esse som para transformar em informação de saúde ou nutrição", esclarece Schmitt, que utiliza gravadores MP3.
    Segundo o professor, o experimento permite substituir o observador que passa agora a analisar esses sons em programas como o Audacity, um software livre e gratuito que reproduz os áudios captados. O método visual é utilizado desde a década de 80 para a avaliação do comportamento animal. Até o momento, a equipe da Embrapa já conseguiu analisar a gestão de água dos animais. 
    O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
    *Com informações da Embrapa. 
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário