• Novilha ganha quase 5kg por dia na Austrália



    Fêmea fruto de cruzamento das raças Senepol x Angus ganhou 4.6kg diariamente em uma competição na Austrália, recorde absoluto. Uma novilha Senepol x Angus registrou um enorme ganho de peso diário (GMD) de 4,6kg durante a competição Callide Dawson Beef Carcase, um recorde absoluto e o maior durante os 30 anos do evento. A fêmea de 24 meses de idade, é um três inscritos pela primeira vez pelos expositores Clayton e Sarah Maynard, da Southern Star Rural, NSW – Austrália. A raça Senepol também liderou os ganhos de peso entre todas as raças, os 4 melhores colocados são todos da raça fazendo 3,41kg / dia, à frente da média geral de competição de 2,87kg / dia. O Sr. Maynard creditou a seleção genética como o segredo para o sucesso surpreendente. “Na época, eu não achava que essa novilha em particular fosse um destaque, ela não era uma bezerra excessivamente grande e tinha um peso mediano”, disse ele.

    Em um grupo de 143 animais avaliados o ganho de peso médio entre todos os animais foi de 2,870kg/dia. Além dessa novilha o evento teve outros resultados expressivos, um novilho ¾ Senepol ¼ Charolês, exibido por Guthrie Maynard teve ganho diário de 4,420kg/dia. No Brasil o ganho de peso diário em confinamento gira em torno de 1,460kg diários e pode chegar até 1,680kg, quando pensamos em animais em regime a pasto isso diminui consideravelmente, o ideal é que o animal tenha um GMD acima de 0,850Kg/dia.

    Nos últimos anos, na maioria das fazendas que nós visitamos a raça Senepol tem conquistado destaque muito relevante. Nascido através do cruzamento de duas raças, N’Dama e Red Poll, o Senepol chegou ao Brasil em 2000. A utilização do Senepol no cruzamento proporciona a utilização da heterose máxima, o que resulta em um ganho significativo ao pecuarista, seja na melhoria da qualidade da carne, no melhor aproveitamento de carcaça, ou na antecipação do abate, que acontece entre 7 e 10 meses. (Compre Rural)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário