• Produtores de Gaúchos criam campanha contra baixos preços pagos ao leite, "A vaca está secando, não deixe a vaca morrer"




    A preocupação com a crise enfrentada pelos produtores de leite do Estado está por trás de mobilização programada para a próxima quinta-feira em Bagé, na região da Campanha. Grupo formado por mais de cem produtores se reunirá na frente da Câmara de Vereadores, onde entregará uma pauta com sugestão de medidas a serem adotadas para que a atividade siga viável.
    A ação tem o slogan "A vaca está secando, não deixe a vaca morrer".
    – São ações que cabem ao município, ao Estado e à União. O problema envolve desde o agricultor familiar, passando pelo médio e chegando ao grande – afirma Francisco Antônio Stockinger, advogado e produtor de leite na Campanha.
    Na pauta de reivindicações estão cinco itens: suspensão da importação de leite e derivados do Mercosul, produção de queijo artesanal, fixação de preço mínimo do leite, redução de ICMS na conta do produtor de leite e manutenção de estradas e acessos aos tambos.
    O grupo também estuda ação popular com relação à isenção de ICMS concedida aos laticínios.
    Os baixos preços pagos aos produtores de leite está motivando uma mobilização no dia 10 de janeiro, às 11h, em frente à Câmara de Vereadores de Bagé. Na ocasião, será entregue um pedido de providências a serem adotadas pelo governo com objetivo para viabilizar a produção local.
    De acordo com um dos organizadores do manifesto, Sérgio Hubert, que tem propriedade na Colônia Nova, em Aceguá, estão sendo convidados produtores de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Candiota e Aceguá. Ele explica que o grupo está tentando mobilizar o maior número possível de produtores, que devem levar baldes e galões de leite para o manifesto. "Além do custo de produção estar muito alto, grande parte dos produtores está endividado", comenta.
    Hubert informa que a manifestação é pacífica e ordeira e não será doado nem despejado leite durante a mobilização. "Não podemos carregar o alimento para doação. O movimento é somente para chamar atenção. 
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário