Aviação gaúcha se mobiliza contra gafanhotos

24 de junho de 2020

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) encaminhou ofício aos governos gaúcho e federal para alertar contra o avanço da praga dos gafanhotos sobre o Rio Grande do Sul e demais estados brasileiros. No documento, a entidade coloca à disposição dos órgãos públicos uma frota de 426 aeronaves para o combate da infestação.

– Estamos observando via redes sociais e a própria imprensa o noticiário de uma infestação que pode ser extremamente prejudicial para a lavoura gaúcha, que recentemente já enfrentou uma seca severa. Para frear este avanço, o Sindag colocou à disposição sua estrutura operacional para colaborar nesse esforço – comentou o deputado federal Jerônimo Gorgen.

De acordo com o Sindag, uma operação desta natureza exige um esforço de governo, com a devida autorização dos órgãos oficiais.

– Neste sentido, encaminhamos um ofício do próprio Sindag, endossado pelo nosso gabinete ao Ministério da Agricultura. A própria ministra Tereza Cristina respondeu o nosso apelo aceitando o apoio do Sindag – esclareceu Jerônimo.

O parlamentar disse ainda que uma operação dessa natureza exige uma resposta muito rápida do poder público para surtir os efeitos esperados.

– Os produtores rurais do Rio Grande do Sul já enfrentam uma seca muito forte. Mais uma adversidade dessa natureza seria extremamente terrível para a nossa produção agrícola –  finalizou. (afolhadosul.com.br)