Zootecnista idealiza software gratuito para formulação de rações para ovinos

3 de dezembro de 2020

Tags:

Está disponível para download o software ‘OvinoCerto 2.0’ para auxiliar o trabalho de quem atua na área da ovinocultura. Idealizado pelo zootecnista Rafael Venturini, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) – Campus São Vicente do Sul, o programa facilita a formulação de dietas, misturas e planejamento nutricional dos rebanhos. Além do IFFar, o software teve colaboração do curso de computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em seu desenvolvimento.

[O programa] baseia-se no método de formulação por tentativa e erro, sendo de fácil manuseio e exclusivamente para uso em computadores”, detalha Rafael, lembrando que há continuidade nos estudos e aprimoramento deste software. Em 2021, a versão ‘OvinoCerto 2.1’ tem lançamento previsto com o intuito de atender outros tipos de dispositivos, além de oferecer mais recursos para aos usuários.

O OvinoCerto 2.0 surgiu em 2018 através de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor Venturini devido à carência de softwares específicos para atender às necessidades de ovinocultores. Uma das facilidades oferecidas é o acompanhamento, através de gráficos, do processo de dieta e planejamento em tempo real, bem como acompanhamento de custos e viabilidade da dieta formulada.

Para fazer o download, basta preencher o formulário (clique aqui) que o instalador será liberado. (Portal ABZ)